Uma das sensações mais comuns que os brasileiros já passaram são as dores de dente.

A Odontologia do século passado, era de difícil acesso, por conta da má distribuição dos profissionais, geralmente, sempre localizados nos grande centros urbanos e pelos valores dos tratamentos odontológicos.

Desde inicio dos anos 90, os materiais odontológicos evoluíram muito, facilitando o acesso de populações com estratos sociais diferentes. Outra medida, que gerou resultados satisfatórios, foi a inclusão de flúor na rede de abastecimento de água nas cidades brasileiras.

Mas temos toda uma geração, que ia ao dentista para arrancar os dentes e ao pensar em dentista, pensa em sofrimento e dor. As variadas causas de dor, tem sintomatologia distinta:

SENSIBILIDADE AGUDA
Em contato com alimentos quentes ou gelados, a dor ocorre normalmente, por uma falha ou exposição de parte da raiz do dente, que contem nervos, que infligem uma dor momentânea. Esta sensibilidade, pode ser notada, também, em períodos pós tratamentos odontológicos.

SENSIBILIDADE AO CONTATO
Alguns tratamentos, podem gerar uma sensibilidade, quando o paciente se alimentar, isso deve se a uma leve alteração na oclusão, na mordida do paciente, processo que pode ser minimizado pelo profissional. A maioria dos casos, em questão de horas, ocorrera uma adaptação e encaixe da nova mordida. Dentes com mobilidade ou com defeitos estruturais, também apresentam esta mesma sensibilidade. Esta dor passa logo apos contato ou com um medicamento anti-inflamatório.

DOR PULSANTE
O canal do dente pode ter sido contaminado, sendo assim, começa uma dor latejante, semelhante as batidas de um coração. Esta dor e agravada com paciente em posição deitado, devido a ação gravitacional. Quase sempre, necessita de uma intervenção de um profissional, pois além de muito forte, não cessa. Caso a infecção não seja tratada, a pulpite poderá virar um edema e irradiar por todo o rosto do paciente.

Desde sempre, o melhor remédio será a prevenção. Ao escovar os dentes, pelo menos ao acordar e ao deitar, você elimina o ciclo das bactérias, causadoras da carie e outras doenças bucais. Complementando com a utilização de fio dental e enxaguante bucal, sua saúde bucal estará mais protegida.

Dr. Diogo Vilela
CROSP 59520