Se você está grávida, seu dentista precisa saber sobre os primeiros indícios de sintomas de doença das gengivas. As mulheres grávidas têm um risco maior de sofrer de doença periodontal, já que os altos níveis de progesterona típicos da gravidez podem gerar uma resposta exagerada às bactérias da placa dental. É por isso que, as mulheres grávidas são mais propensas a desenvolver gengivite, inclusive se são constantes na sua rutina de cuidado bucal.

A gengivite é mais comum durante o segundo e oitavo mês de gravidez. Fale para seu dentista que você está grávida, e assim ele poderá lhe recomendar limpezas dentais mais regulares, durante o segundo trimestre ou ao iniciar o terceiro trimestre de gravidez, para ajudar a combater os efeitos dos níveis elevados de progesterona e assim evitar a gengivite.

Igualmente, uma dieta balanceada durante a gravidez lhe ajudará a ter uma boa saúde bucal e geral tanto para você quanto para seu bebê. Os dentes dos bebês começam a se desenvolver entre o terceiro e o sexto mês de gravidez; então, se certifique de consumir suficiente cálcio, vitamina D, vitamina C, vitamina A, fósforo e proteínas.

O fato de uma mulher perder cálcio dos dentes por não consumir o suficiente na sua dieta durante a gravidez, é um mito, de fato, qualquer perda de cálcio por uma dieta inadequada acontecerá nos ossos da mulher e não em seus dentes. Por isso, se uma mulher inclui suficiente cálcio na sua dieta durante a gravidez, seus dentes e ossos (e os do seu bebê) serão fortes e sadios.

Fonte: OralB